A Resistência na Escrita
A resistência na escrita acontece quando a criança já entende o conteúdo, mas evita escrever por sentir insegurança, tensão, cansaço ou medo de errar. Em muitos casos o problema não está associado a aprendizagem, mas sim na forma como a criança se relaciona com a escrita.
As causa podem ser motoras, emocionais ou cognitivas. Algumas crianças se casam rápido, outras se frustam com facilidade, alguns se sentem inseguros por natureza acompanhar o ritmo da turma.
As dificuldades se acentuam em crianças com TEA, TDAH, Disgrafia,, ou com dificuldades motoras, por apresentar desgaste físico e mental durante a escrita.
Nao se deve forçar a escrita quando a criança demonstra resistência, ou mesmo pressionar, transformando a escrita em uma atividade obrigatória. Essas atitudes tensas despertam ansiedade e fracasso.
Valorize a compreensão antes da produção escrita, ofereça atividades orais, visuais ou mesmo de múltipla escolha. De tempo para que a criança desenvolva a atividade, apoie e reconheça pequenos avanços, mostre que o mais importante é pensar, entender e se expressar e logo a criança atingirá a fluidez na escrita.
Caso persista, agenda uma consulta, vamos conversar!